Governo do Paraná pede prisão de presidente do sindicato dos professores por manter greve
O Governo do Paraná solicitou, na quarta-feira (5), a prisão da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Walkiria Olegário Mazeto. O argumento é o descumprimento da decisão judicial que determina o fim da greve dos professores da rede estadual, iniciada na segunda-feira (3), devido ao projeto de lei que busca terceirizar a administração de colégios públicos do Paraná.
O documento, assinado pela procuradora do estado Mariana Carvalho Waihrich, foi enviado ao desembargador Marcelo Wallbach Silva, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), e também faz outros dois pedidos, relacionados à aplicação de multa de R$ 10 mil por dia em Walkiria e de R$ 100 mil por dia ao sindicato.
“Essa é só mais uma prática antissindical desse Estado contra a entidade APP-Sindicato e contra todos os movimentos que possam fazer luta", disse Walkiria na manhã desta quarta-feira, em manifestação em frente à Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR).
O texto da Procuradoria Geral do Estado (PGE) destaca que, em liminar proferida no dia 1º de junho, a desembargadora Dilmari Helena Kessler determinou a suspensão da greve prevista para iniciar no dia 3, mas a ordem foi descumprida. A APP-Sindicato informou que recorreu da decisão, respondendo aos questionamentos da Justiça.
Receba notícias em seu WhatsApp
Participe da nossa comunidade