Logo
Dólar 5,21
Euro 5,91
Céu limpo Maceió: 25º
Geral

Rússia acusa EUA de "roubo" de US$ 20 bilhões para financiar a Ucrânia

O governo russo acusou os Estados Unidos de desviar ilegalmente US$ 20 bilhões de seus ativos congelados para a Ucrânia. A declaração foi feita nesta quinta-feira (12/12), por meio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, após o anúncio de um empréstimo no mesmo valor por parte do governo de Joe Biden, como parte dos US$ 50 bilhões prometidos pelo G7 ao país invadido.

De acordo com Washington, o montante foi obtido a partir de juros gerados por ativos russos bloqueados e será destinado à reconstrução da Ucrânia, excluindo qualquer uso militar. No entanto, Moscou rebateu duramente, classificando a ação como "roubo organizado". "O G7 roubou dinheiro russo como parte de seus preparativos para confiscar todos os ativos soberanos russos no Ocidente", denunciou a chancelaria russa.

Desde a invasão da Ucrânia, em 2022, cerca de US$ 300 bilhões em ativos russos foram congelados por países ocidentais, como parte de sanções contra o governo de Vladimir Putin. O episódio agrava ainda mais as tensões diplomáticas e reacende o debate sobre o uso de bens soberanos em conflitos internacionais.

Receba notícias em seu WhatsApp
Participe da nossa comunidade